sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Nota de Repúdio





EXPOSIÇÃO “ARRANCADA”

O Fórum Estadual de Cultura (FESC) repudia a ação equivocada de apreensão e retirada da exposição em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO) em Campo Grande, da artista Alessandra Cunha Ropre.

O debate acerca da obra na manhã desta quinta-feira na Assembleia Legislativa demonstra exacerbadamente o despreparo e a ausência da compreensão conceitual e da função da arte enquanto agentes de formação e transformação social, cultural, política e econômica. De acordo com alguns veículos de comunicação, quatro deputados se posicionarem de forma arbitraria em relação a exposição, inclusive a classificando “como promoção de sacanagens e desrespeito à família e aos bons costumes”. 

A exposição, entre tantos aspectos artísticos, culturais e sociais, também convida a uma reflexão critica sobre o machismo fazendo uma crítica social a violência contra mulher, em especial crianças e adolescentes, perpassa a temática da pedofilia, por ser ARTE, provocando um debate e a conscientização do enfrentamento a essas questões. O que há de desrespeito nisso? Havia, entretanto, uma indicação de classificação na entrada da recinto.

O que vimos hoje em Campo Grande é um exemplo da retirada de direitos, inclusive fere o artigo quinto da Constituição Federal que regula sobre a livre manifestação e expressão cultural. Vimos ainda, em alto grau, o conservadorismo e autoritarismo impondo à arte o que ela deve ou não fazer, e ainda, demonstrando com força policial, como fazer. A exemplo do que ocorreu nos últimos dias com exposição “Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” em Porto Alegre, pelo Banco Santander.

Exigimos uma RETRATAÇÃO PUBLICA por parte destes deputados para com a TRABALHADORA Alessandra Cunha Ropre, assim como, toda a sociedade sul-mato-gressensse, e para com os/as trabalhadores/as da cultura no MS. 

Querem nos arrancar o direito a liberdade! Avisamos: NÃO CONSEGUIRÃO!

PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO! DIZEMOS NÃO A CENSURA DA ARTE E CULTURA!

RETRATAÇÃO JÁ!

Forum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul

Campo Grande/MS, 15 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário