terça-feira, 10 de julho de 2018

TGR apresenta Mito do Mato

Neste dia 10 e 11 de julho o Teatral Grupo de Risco apresenta o espetáculo “Mito do Mato”, de Virginia Lúcia Menezes, em comemoração aos 30 anos do grupo. A apresentação faz parte do Projeto TGR em Fluxo, aprovado no edital FOMTEATRO/2017, via Secretaria de Cultura e Turismo/SECTUR. 

Mito do Mato traz a história sobre a divisão dos estados MS e MT, faz um recorte temporal colocando em jogo as relações de poder e as disputas pelos interesses divisionistas e da unidade. De um lado os homens das letras, do outro, os homens do progresso, travam a contenda pela divisão e unificação, controlando os destinos do estado. 

O espetáculo estreou em 2013 e compõe o repertório do grupo que trata sobre as questões históricas, identitárias e culturais de Mato Grosso do Sul. Dentro do processo de trabalho do grupo, neste ano, a peça, passou por algumas adaptações. Em cena estão André Tristão, Yago Garcia, Ewerton Goulart e Fernanda Kunzler que narram o contexto político e o território de disputa ignorando o povo enquanto sujeito. 

Desde janeiro o TGR realiza diversas atividades artísticas potencializando os espetáculos que atualmente estão em seu repertório com intuito de fortalecer o trabalho teatral em Campo Grande e manter a produção cultural na cidade viabilizando o acesso a arte. 

TGR em Fluxo objetiva manter as atividades culturais do Teatral Grupo de Risco, promover o acesso a cultura e difusão da história de Mato Grosso do Sul, colaborando com o reconhecimento de nossa identidade 

APRESENTAÇÕES TEATRAIS:

JULHO

“MITO DO MATO”:

- Terça-feira 10/07 - Escola Lina Vilachá, Nova Lima, às 19h30

- Quarta-feira 11/07 - Maria Constança Machado, 9h20

                       11/07 - Manuel Bonifácio Nunes da Cunha, Tarumã, 13h30

Sinopse 

MITO DO MATO 

Conterrâneos! O Mito do Mato é um espetáculo de rua que resgata a história do processo de divisão do estado do Mato Grosso, até então, uno. A encenação revela os interesses pela divisão da considerada ‘Terra Mãe’ das minas de ouro e diamantes, e a criação de um novo Estado, o Campo do Mato e seus celeiros de fartura. 

A história faz um recorte temporal colocando em jogo as relações de poder e as disputas pelos interesses divisionistas e da unidade. De um lado os homens das letras, do outro, os homens do progresso, travam a contenda pela divisão e unificação, controlando os destinos do estado. 

Nesta saga, mulher, índio, servo, criado, súdito, trabalhador, filhos e irmãos, não tem voz! Pois nenhum direito lhes foi dado ou escrito na história fora da querência dos senhores do poder. 

E a seriema? Com quem fica? 

O texto é inspirado na tragédia grega “Os sete contra Tebas” (de Ésquilo) e de estudos e pesquisas (jornais, depoimentos, literatura e documentários) do Teatral Grupo de Risco, escrito por Virginia Fonseca. 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco/Márcia Gomes
Produção: Fernanda Kunzler
Elenco: André Tristão, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler, Roma Román e Yago Garcia
Preparação de voz: Ewerton Goulart
Preparação corpo: o grupo
Maquiagem: André Tristão
Composição música “Boi”: Arce Correia
Música Siriema: Mario Zan e Nho Pai
Cenário: Márcia Gomes
Adereços: O grupo
Figurino: O grupo
Texto: Virginia Menezes
Duração: 40min
Arte visual/Fotos: Helton Perez – Vaca Azul

INFORMAÇÕES:

Fernanda Kunzler – 9 9241-6227 // 3042 8262 // teatralgrupoderisco@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário