terça-feira, 27 de março de 2018

Dia internacional do Teatro, TGR apresenta Revolução



Nesta manhã de terça-feira (27), o Teatral Grupo de Risco apresentou o espetáculo “REVOLUÇÃO”, para aproximadamente 300 estudantes na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann. A apresentação compõe a Mostra Boca de Cena que é evento celebrativo ao Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, comemorado hoje.


Para o grupo celebrar a data do teatro em trabalho é uma grande honra!!! Principalmente por tratar de forma lúdica de um tema bastante polêmico, as negociações e articulações em ano de campanha eleitoral no país, em uma situação de miserabilidade social e desmonte de direitos conquistados. 

REVOLUÇÃO é uma adaptação do texto original “A Revolução na América do Sul” (de Augusto Boal), foi construído coletivamente por meio de um trabalho de pesquisas sobre o teatro do oprimido, teorizado por Boal. “A Revolução na América do Sul”, foi montado originalmente em 1960, retratava a situação conflituosa no país, no auge da desesperança e repressão política do período. Porém, ainda nos dias atuais, a situação é bastante semelhante, para não dizermos igual. O contexto político entremeia todo o roteiro da adaptação de montagem. 

O Teatral Grupo de Risco (TGR) completa em agosto, 30 anos de existência, o espetáculo é parte da trajetória de debates do grupo e da ideologia política expressada nos trabalhos. 

“REVOLUÇÃO” 

Atenção, muita atenção, aviso à população 
Revolução, revolução, revolução 
na América do Sul 
Cuidado minha gente! Cuidado minha gente! 
Que a revolução vai começar... 

A REVOLUÇÃO é um espetáculo de rua com adaptação do texto “A Revolução na América do Sul” (de Augusto Boal). Desenrola a história de um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos a presidência da república. No país, é ano eleitoral. Conchavos políticos e midiáticos são travados enquanto José da Silva e sua mulher tentam sobreviver e alimentar 11 crianças. Disputa de poder. Miséria. Ganância. O retrato desastroso de uma pátria combalida e conspurcada. Com irreverência e graça o elenco encena o espetáculo que provoca o riso e a indignação. Revolução, uma peça para rir, refletir e agir. 

FICHA TÉCNICA: 
Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco 
Produção: Coletiva 
Elenco: André Tristão, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler e Yago Garcia 
Cenário: Márcia Gomes 
Adereços: O grupo 
Figurinos: O grupo 
Arte visual/Fotos: Helton Perez – Vaca Azul 
Texto original: Augusto Boal adaptado pelo Teatral Grupo de Risco 
Duração: 55 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário