Em 33 anos de atividades ininterruptas, Teatral Grupo de Risco (TGR) produziu mais de 30 espetáculos dentre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão. Realizações profissionais de artistas movidos por interesses e objetivos de criação comuns e pautado, sobretudo, nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Manoel de Barros
"Quem anda no trilho é trem de ferro, sou água que corre entre pedras: liberdade caça jeito." (Manoel de Barros)
Ensaio teatral no TGR
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Arnaldo Antunes
asas de bem te vis
eu quis, e não dos pés.
raiz.
Da tinta que fica; giz.
e da cicatriz, aqui,
eu quis a lá-
pis
Arnaldo Antunes
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
MINISTRA APROVA EMENDA PARA CULTURA
terça-feira, 11 de setembro de 2012
11th BIENAL DE TEATRO DE MS APRESENTA EXTENSA PROGRAMAÇÃO ESTA SEMANA COM APOIO DO FIC/MS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Companheiras do movimento de mulheres Parceiros e parceiras das lutas contra a violência
quarta-feira, 18 de julho de 2012
É um país novo e ninguém pode negar!
Como compôs Ari Barroso, Brasil, meu Brasil brasileiro (...) / Esse Brasil lindo e trigueiro / É o meu Brasil Brasileiro (...) / Brasil, colorido e festeiro, de uma “geração de brasileiras e brasileiros, lúcidos e espiritualizados”, disse o ator Marcos Frota na abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com este sentimento de pertencimento, a abertura da conferência foi prestigiada pela Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário; pelo presidente do STF, ministro Ayres Brito; ministra Tereza Campelo, ministro Alexandre Padilha e outros.
A conferência foi realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ente os dias 11 a 14 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Foi organizada em cinco eixos estratégicos, sendo eles a promoção dos direitos de crianças e adolescentes; a proteção e defesa dos direitos; o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; o controle social da efetivação dos direitos; e a gestão da Política Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
O encontro teve como objetivo “mobilizar os diversos atores do sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”. Participaram mais de duas mil pessoas, sendo 800 crianças e adolescentes.
Desde a conferência anterior vem crescendo o número de jovens em todas as instâncias do encontro, desde sua preparação até a participação. Sentimos que para os jovens foi uma experiência única, ou seja, uma oportunidade de participação efetiva e, na fala de uma delegada ribeirinha, “o espaço não foi concedido, foi conquistado”.
“Estamos aqui para comprovar que o/a adolescente é protagonista da caminhada”, afirmou um dos delegados. E nas falas da juventude, ficou nítido que a participação das crianças e adolescentes é fundamental para essas conquistas.
Convidado a participar com dois delegados, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) participou do eixo “Controle Social da Efetivação dos Direitos”. Quanto à inserção do tema de segurança alimentar e nutricional nas conferências estaduais e municipais, pudemos observar em vários documentos que houve discussão sobre alimentação saudável para que as crianças cresçam mais sadias.
Dentre as propostas aprovadas pelo grupo de trabalho, se relacionam com segurança alimentar e nutricional a criação de uma agenda política entre os conselhos de direitos e setoriais, nas três esferas da federação; e realizar campanhas educativas permanentes para a população em geral sobre a importância da denúncia sobre a violação dos direitos da criança e do adolescente.
Observamos em dois objetivos estratégicos a relação com o Direito Humano a Alimentação Adequada com as políticas de segurança alimentar e nutricional. No eixo “Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes”, são objetivos “erradicar a pobreza extrema e superar as iniquidades que afetam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e sua família, por meio de um conjunto articulado de ações entre poder público e sociedade civil, com justiça social” e “erradicar a fome e assegurar a alimentação adequada de crianças, adolescentes gestantes e lactantes, por meio da ampliação de políticas de segurança alimentar e nutricional”.
Na mesma linha da efetivação dos direitos, a presidenta Dilma Rousseff afirmou: “Um país se mede pela importância que ele dá as suas crianças”. E finalizou: “Lugar de criança é em ambiente seguro, livre de miséria, da fome e da violência dos adultos”.
Para os mais de 800 jovens presentes na 9ª Conferência uma demanda importante é a criação de um Conselho Consultivo de Adolescentes no Conanda. O conjunto das propostas aprovadas tanto no eixo de “Controle Social da Efetivação dos Direitos” como nos outros quatro eixos podem ser acessadas nos sites www.9cndca.sdh.gov.bre www.sedh.gov.br.
Finalizando, afirmamos que, além da troca de experiência entre conselhos, foi um momento de muita alegria e emoção participar deste processo histórico que foi a experiência da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. E para o futuro, o que nos espera é contribuir na mobilização, implementação e monitoramento da política e do plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes.
Agradecemos ao Consea por acreditar e incumbir-nos de tão importante e deliciosa missão.
Por Aldenora Pereira da Silva e Paulo Sergio Matoso *
*Aldenora Pereira da Silva e conselheira do Consea, representando a Pastoral da Criança; Paulo Sergio Matoso é conselheiro do Consea, representando a Rede de Educação Cidadã (Recid).
terça-feira, 17 de julho de 2012
Ensaio aberto "Apareceu A Margarida", no TGR
ENTRADA GRATUITA
sexta-feira, 1 de junho de 2012
HOÚNEWO TERENA
quinta-feira, 31 de maio de 2012
OCUPA CENTRO-OESTE
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Arte Pública - Amir Haddad
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4y2P-fpJEsY
quarta-feira, 2 de maio de 2012
"Metade - A Memória"
Não nos impeçam de ver nossos anseios
Que a morte de tudo em que acreditamos
Não nos tape os ouvidos e a boca
Porque metade de nós é o que eu gritamos
Mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouvimos ao longe
Seja linda ainda que há tristeza
Que a mulher e homem que amamos sejam pra sempre amad@s
Mesmo que distante
Porque metade de nós é partida
Mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que falamos
Não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas
Como a única coisa que resta a um homem/mulher inundados de sentimentos
Porque metade de nós é o que ouvimos
Mas a outra metade é o que calamos.
Que essa vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que merecemos
Que essa tensão que corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de nós é o que pensamos mas a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste, e que o convívio conosco mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em nosso rosto um doce sorriso
Que lembramos ter dado na infância
Por que metade de nós é a lembrança do que fomos
A outra metade não sabemos
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra nos fazer aquietar o espírito
E que o silêncio nos fale cada vez mais
Porque metade de nós é abrigo
Mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Porque metade de nós é platéia
E a outra metade é canção.
E que a nossa loucura seja perdoada
Porque metade de nós é amor
E a outra metade também.
(Oswaldo Montenegro)
quinta-feira, 26 de abril de 2012
"Os Pontos Ampliadas"
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Recid MS organiza Planejamento 2012
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ
Data: 13 a 15 de abril de 2012, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul
das 8h às 18h
1 - PROGRAMAÇÃO:
PRIMEIRO DIA - Manhã (08h – 12h) | SEGUNDO DIA – Manhã (08h – 12h) | TERCEIRO DIA – Manhã (08h – 12h) |
Coordenação: Relatoria: | Coordenação: Relatoria: | Coordenação: Relatoria: |
08h - Acolhida: 08h30 - Mística: 09h - Memória do planejamento anterior e sobre as linhas de ação que o Coletivo Estadual deliberou para o período de 2011. 09h30 - Avaliar as ações planejadas e realizadas, apontando as dificuldades e os desafios – trabalho em grupo 10h – Lanche autogestionado 11h30 – Plenária para síntese 12h - Almoço | 08h - Acolhida: 08h30 - Mística: 09h – Apresentação da síntese dos desafios debatidos no dia anterior, no encontro macrorregional e nacional. 09h30 – Análise de Conjuntura 10h – Lanche autogestionado 11h30 – Memória do PPP 12h – Definir o horizonte político da Recid para o período de 2012. 12h30 - Almoço | 08h30 - Acolhida: 09h – Dinâmica do Carrossel para que os/as participantes se apropriarem das discussões, reflexões e proposições de cada um dos sub-grupos. 10h – Lanche 10h15 – Dinâmica do carrossel... (continuação) 11h15 - Partilha em plenária para afirmação das políticas para o ano de 2012. 12h – Avaliação do encontro 12h30 – Mística, encerramento e almoço |
Tarde (14h – 18h) | Tarde (14h – 18h) | Tarde (14h – 18h) - Volta para casa |
14h - Avaliar o coletivo estadual e a contribuição de cada um dos membros das equipes formadas (gestão, pedagógica e de comunicação) e dos liberados. 16h – Lanche autogestionado 16h15 – Continuação... 18h – Intervalo para janta | 14h - Levantar os desafios estratégicos para a Recid MS 15h – Plenária para síntese dos desafios 16h – Lanche 16h15 – Debater e fazer proposições para o plano de ação 2012 18h – Intervalo para janta | “A história em que me faço com os outros (...) É um tempo de possibilidades E não de determinismo. Se não houver esperança, Não tem por que continuar o histórico” (Paulo Freire) |
Noite (19h30 – 21h) | Noite (19h30 – 21h) | |
19h – Acolhida 19h30 - Sub-plenárias para discussão em torno da Conferência Rio +20 e da participação da Recid no CONSEA | 20h - Noite cultural |