Em 33 anos de atividades ininterruptas, Teatral Grupo de Risco (TGR) produziu mais de 30 espetáculos dentre adultos, infanto-juvenis e de bonecos, além de documentários e programas de televisão. Realizações profissionais de artistas movidos por interesses e objetivos de criação comuns e pautado, sobretudo, nas questões mais profundas sobre a identidade cultural sul-mato-grossense.
terça-feira, 23 de agosto de 2011
"Dentro e Fora da Lata de Lixo"
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Peça premiada em cartaz no ETA/SP

Depois de ser premiada com "MELHOR ATOR" (Arce Correia), no Festival do RJ, a peça "Apareceu a Margarida" entra em cartaz no Estado de São Paulo.
Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde com o Teatral Grupo de Risco, se apresenta no próximo dia 03 de setembro às 21h, no Teatro do ETA (Estudo de Treinamento Artístico), localizado à rua Major Diogo - 547 (travessa da av. Brig. Luiz Antônio).
A peça que conta com a direção de João Lima e Roma Román retrata em 90 minutos as complexidades e contradições de um ser humano representado por uma professora de biologia.
Sinopse

Crítica do autor à peça
Voltei do Mato Grosso do Sul enormemente impressionado com a mais recente montagem de Apareceu a Margarida no Brasil. Além de tratar-se de um excelente ator plenamente escolado por incontáveis números de platéia, Arce Correia fez uma escolha diretorial muito acertada, na pessoa deJoão Lima, que veio da Bahia especialmente para a referida produção. Eles criaram um espetáculo que esclarece a peça para a geração jovem, colocando-a no contexto político dos chamados ‘anos de chumbo’. A tirania da professora histérica sobre a platéia representando seus alunos transcende seu aspecto humorístico sem sacrificá-lo. Eles conseguiram realizar a peça fazendo jus ao subtítulo de ‘tragicomédia’: Arce está supremamente cômico mas encarna um misto de soldado com megera sem nunca deixar que a platéia se desligue da multiplicidade dos níveis de alusão contidos pela sua Margarida. É uma produção que merece ser vista em âmbito nacional: Arce Correia nos brinda
Fotos: Paula Bueno
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
sábado, 13 de agosto de 2011
Ritmos no TO EM PONTO
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Oficina "TO EM PONTO"
O Ponto de Cultura "Afrodite-se em Ponto" é uma realização do Teatral Grupo de Risco (TGR), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e tem o propósito de contribuir para a implementação do Programa Mais Cultura, intensificando um núcleo de Teatro e Cultura no bairro Jardim Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para fomento da discussão sobre a situação das mulheres na sociedade contemporânea, ampliando o acesso a informação sobre as conquistas sociais em questões de gênero e cultura, garantindo direitos e estimulando o acesso aos bens culturais. É uma parceria com o Governo Federal por meio do Programa Cultura Viva, Mais Cultura, Ministerio da Cultura.
O Teatral Grupo de Risco, criado em 1988, é um dos mais antigos grupos de teatro, em atividade, na cidade de Campo Grande. Com um trabalho de pesquisa de linguagem cênica, de dramaturgia e de investigação sobre a formação histórica do Estado de Mato Grosso do Sul, o Grupo conquistou um papel de destaque no cenário teatral que o levou a participar de festivais nacionais e internacionais, e que tem resultado no reconhecimento do público. Seus espetáculos extrapolam os limites geográficos do país, com apresentações nos palcos e nas ruas de países da América do Sul, como Chile, Argentina e Paraguai. Em sua trajetória, o TGR, já produziu mais de trinta espetáculos, entre adultos, infantis e bonecos, além de documentários e programas de televisão.
A consciência de que a arte é instrumento de inclusão social, levou o grupo a realização de quinze projetos culturais para populações de baixa renda, assentamentos rurais e juventude da periferia, sendo que alguns desses projetos, como Prevenindo com Arte e Mulheres em Cena, ambos financiados pela Unesco e Ministério da Saúde, são reconhecidos nacionalmente.
O TGR vem trabalhando e pesquisando técnicas teatrais desde sua criação, porém, além da pesquisa teórica e da busca incessante pelo aprimoramento da arte, o Grupo atua em outras instâncias da sociedade, utilizando o teatro como meio de encurtar distâncias, provocar reflexões e propor novas ideias.
Uma dessas ideias é a oficina de Teatro e Cinema "To em Ponto", que terá seu início no dia 13 de agosto de 2011, para artistas de teatro, mulheres e público LGBT. Interessad@s socilitar ficha de inscrição via telefone 67 3042 8262 ou endereço eletrônicotoemponto@gmail.com.
Serão 134 horas/aulas, sendo duas por semana, com a seguinte programação disciplinar: "Teoria e Prática Teatral" com Yago Garcia, "Corpolitica" com Marcos Flávio, "Dentro e Fora da Lata de Lixo" com Roma Roman e "Teatrações" com Paulo Matoso.