quinta-feira, 20 de junho de 2024

Conversa pra mais de Metro - Encerrando o Projeto Comitiva Cultural - Teatro em Comboio por MS

Nesta sexta-feira, 21 de junho, apresentação do Espetáculo "Conversa pra mais de Metro", do grupo Identidade Teatral, encerrando o projeto Comitiva Cultural - Teatro em Comboio por MS.

Sinopse

Retrata a história de dois presidiários bastante distintos que passam oito anos dentro de uma mesma cela. O primeiro é um prisioneiro rústico e mundano, que depois de envolver-se num sequestro acaba sendo preso e condenado. O segundo difere-se radicalmente do primeiro, sendo um criminoso de alto nível, ou seja, um político metido até o pescoço em corrupções. A disparidade social e cultural das personagens promove o riso e a crítica social.

Release

Comédia sócio-política que por meio do riso proporciona um questionamento ao mesmo tempo em que diverte o espectador, lançando mão, desta forma, do clássico “Ridendo Castiga te Mores” (rindo castiga-se a moral). A peça faz uso de uma situação inverossímil, ou seja, dois presidiários de níveis social, cultural e educacional díspares, para criticar o modo de organização da sociedade. Em síntese, é o absurdo das proposições cênicas que toca e incita o espetador à uma reflexão.

Ficha técnica:

Direção e texto: Marcos Alexandre
Elenco: Marcos Alexandre e Yago Garcia
Figurinos e cenário: Grupo Identidade Teatral
Duração: 50 min
Classificação: 12 anos

Entrada gratuita.
Acessibilidade em libras.

End: Rua Trindade, nº 401 - Jardim Paulista

Investimento FIC/2022 - Fundo de Investimento Cultural/MS

terça-feira, 11 de junho de 2024

Ocupa TGR - Apresentação teatral, Barzin e Karaokê de Risco

  Na próxima 𝐬𝐞𝐱𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 (𝟏𝟒), à𝐬 𝟏𝟗𝐡 𝐧𝐨 𝐓𝐞𝐚𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐆𝐫𝐮𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐢𝐬𝐜𝐨, a apresentação do espetáculo "𝐆𝐮𝐚𝐫𝐝𝐢õ𝐞𝐬", que compõe a trilogia de pesquisa do grupo.

𝑬𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 𝒈𝒓𝒂𝒕𝒖𝒊𝒕𝒂!

Acessibilidade: Libras e o local é acessível a cadeirantes.

𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐩𝐞ç𝐚...

A encenação apresenta um pantanal sui generis. Os habitantes possuem uma relação simbiótica com o território que habitam e que, gradativamente, vão sendo expulsos da região. Os personagens sentem-se em desequilíbrio, assim como todo o ambiente, e enfrentam dificuldades com o novo sistema que se estabelece. A nova realidade que se impõe no território, fere as estruturas econômicas e sociais: o pantaneiro vislumbra a falência do seu mundo.

É uma encenação limpa, seca, que apresenta o modelo de “desenvolvimento” oferecido à nossa sociedade pelo sistema econômico vigente no mundo. O universo abordado é retratado de forma sintética: o cenário virtual, infinito e neutro, as cores só aparecem ao longe. Os atores são personagens que quase se confundem com o cenário, são quase invisíveis, a dureza do território está entranhada em seu modo de ser, de lutar, possuem uma simbiose bem peculiar e, ora animais, ora homens, vivem nesse cenário chamado pantanal, muito embora o tema tratado seja sério, há momentos lúdicos, delicados e também com toques de ironia e sátira.

“GUARDIÕES” nos apresenta três personagens que vivem simbioticamente nesse terrunho e agora tratam de entender e interagir “como de costume” num ambiente em que as tradições estão mudando ou desaparecendo vertiginosamente. A incerteza frente a esta nova realidade e o sentimento de abandono os une numa conjunção única de desesperança.

O Espetáculo “GUARDIÕES”, foi construído coletivamente, por meio de um trabalho de estudos e pesquisas sobre o pantanal sul-mato-grossense, o impacto e consequências da ocupação humana tanto no ecossistema, quanto nas relações sócio culturais.

Local: Rua Trindade, nº 401 - Jardim Paulista
Teatral Grupo de Risco

Ficha Técnica:
Direção: Roma Román
Dramaturgia: Lú Bigattão
Textos: André Tristão, Fernanda Kunzler e Yago Garcia
Produção: Fernanda Kunzler
Elenco: João Bosco Echeverria, Fernanda Kunzler e Yago Garcia
Cenografia: Márcia Gomes
Vídeo cenário: Maíra Espindola e Rafael Mareco
Ilustrações: Rubén Dario Román Añez
Técnico projeção e sonoplastia: Ewerton Goulart
Técnico iluminação: Fábio Umeda
Fotos: Helton Perez
Classificação: 14 anos