quarta-feira, 30 de junho de 2010

Caravana Teatral agora com a "A Lenda do Vale da Lua"




A Lenda do Vale da Lua

Release

Apresentações da peça “A Lenda do Vale da Lua”, pelo Projeto Caravana Teatral, Prêmio Funarte de Teatro na Rua.

- Dia 01/07/2010 – Educandário Getúlio Vargas, às 16h;

- Dia 02/07/2010 – Praça Ary Coelho, às 16h;

- Dia 03/07/2010 – Calçadão da Barão, às 9h;

O espetáculo mostra a riqueza da nossa cultura, viaja no exercício da oralidade para estimular as velhas brincadeiras de rodas e o quanto são férteis as invenções de uma criança, ou quatro.

Dançar, cantar e contar
Assim se faz a Lenda
Era uma vez
Quatro crianças
No vale da lua


Tudo pode acontecer quando quatro crianças resolvem usar a imaginação. Lúcia, Carlos, Jorge e Suzana brincam com o imaginário e criam as histórias que a mente permite fantasiar.

Durante a história surgem bichos, animais, objetos, pais, seres reais, enfim tudo que a mente é capaz de imaginar. Então as crianças percorrem em um mundo lúdico onde se envolvem com a magia, e a inocência os encaminham para a mais real das diversões, a criação da própria história.

Vão para um lugar no qual os personagens são escolhidos por eles mesmos, e num jogo de descobertas definem quem é quem, afinal nessa contação eles podem ser tudo e ter todas as coisas, é só quererem!.

Nesta grande e pura brincadeira, as aventuras surgem de acordo com a narração da história que a todo momento trás uma surpresa, em que essas crianças se fortalecem com a facilidade que cada uma tem em navegar na idéia do outro, num verdadeiro resgate da essência do que é brincar.

Lá vem ela... a lua, a estrela, a bruxa...

Era uma vez... duas, três!

FICHA TÉCNICA

Direção: Yago Garcia e Roma Román

Elenco: Breno Benetti, Fernanda Kunzler, Jivago Bicho, Josiane Vargas.

Figurino / adereços: Roma Román

Cenário: Márcia Gomes

Bonecos / adereços: Emmanuel Mayer

Direção musical e criação melódica: Fábio Bernobic

Produção: Fernanda Kunzler

Produção executiva: Paulo Matoso

Texto: João das Neves

Sinopse

O espetáculo mostra a riqueza da nossa cultura, viaja no exercício da oralidade para estimular e sensibilizar cidadãos coerentes com o mundo e as relações humanas. Era uma vez um lugar que se chamava “Vale da Lua” onde quatro crianças contam histórias do saber tradicional, que serve como ferramenta na estruturação social de uma identidade interessada, comprometida, ideológica, simples e poética.

No Vale da Lua surgem as mais criativas situações e personagens que compõem uma lúdica e divertida história. Os irmãos Lúcia e Carlos, são filhos de Jorge e Suzana, uma família feliz, mas eles queriam algo diferente para brincar, foi então que inventaram um boi. O boi que recebeu o nome de Estrela, percorreu a mente dessas crianças e foi parar na cidade, onde não foi possível encontrar tudo o que tinham no Vale da Lua. Mas permitiu que as quatro crianças descobrissem coisas novas, como: Prédios, automóveis, televisão etc.

Quatro atores em cena emprestam voz e corpo para fazer parte da construção dessa história, cantam, dançam, divertem-se e transformam o fazer teatral numa grande brincadeira. Um espetáculo onde é revelado a manipulação de bonecos e as trocas de personagens.

Uma linda e enluarada lenda!

CONTATO: Fernanda Kunzler (67) 9241-6227 // Yago Garcia (67) 9236-4866

oficinateatral@hotmail.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TGR apresenta "A Princesa Engasgada", Prêmio Funarte de Teatro na Rua

“A Princesa Engasgada”

Foto: Márcia Gomes

Dias: 24/06 às 21h no Sarau dos Amigos

25/06 na Praça Ary Coelho às 16h

Uma história irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. Uma camponesa cansada apanhar do marido, resolve se vingar e diz ao fidalgo que ele é médico, mas só trata seus pacientes quando apanha. O camponês, sem direito de recusa, é levado ao rei e assim começa seu castigo. Com suas peripécias consegue ganhar a simpatia do rei.

Tendo como referencia a Comédia Dell’Arte, dois atores se transformam em reis, princesas, camponeses, tudo aos olhos do público que participa ativamente de toda a historia. O espetáculo resgata o clima da Idade Média, quando as companhias cênicas viajavam pelo interior dos países europeus apresentando suas peças em carroças.

FICHA TÉCNICA

Direção: Lú Bigattão

Produção: Fernanda Kunzler

Elenco: Emmanuel Mayer e Yago Garcia

Música: Elânio

Cenário: Márcia Gomes

Adereços: Emmanuel Mayer e Roma Román

Preparação Corporal: Aline Duenha

Arte gráfica- Breno Benetti

Texto: Márcia Frederico