quinta-feira, 4 de setembro de 2025

AFRODITE-SE EM PONTO!!! Atividades iniciam esta semana

 



TGR EM PONTO

Projeto usa os jogos teatrais para sensibilizar mulheres e grupos vulneráveis no enfrentamento à violência.

A cultura aliada à educação, enriquece o aprendizado, estimula o pensamento crítico, e torna o ambiente mais acolhedor. O Teatral Grupo de Risco nos seus 37 anos de trajetória, sempre desenvolveu atividades nesse sentido, utilizando a arte para estimular o aprendizado e promover inclusão social.

O projeto TGR EM PONTO tem o propósito de promover o empoderamento de mulheres, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, jogos teatrais, apresentações de espetáculos, exibições de filmes e seminário. A temática dos encontros permeia a violência de gênero. O projeto faz parte do Ponto de Cultura Afrodite-se em Ponto, via Politica Nacional Aldir Blanc/2024, do Ministério da Cultura, Secult e Prefeitura de Campo Grande.

O primeiro encontro acontece no Jardim Tijuca, no dia 05 de setembro, a partir das 7h30, para os jovens da região. No dia 11 de setembro, às 19 horas, o evento acontece na sede do Teatral Grupo de Risco, com apresentação do espetáculo Tesoura, seguido de oficina para o público LGBTQIA+. A programação segue até o final do ano, em diversas regiões periféricas de Campo Grande.

As oficinas estão intituladas: Corpo e Território: A Experiência Lúdica na Reflexão Sobre Gênero e Violência; Gênero e Violência nas periferias. Serão realizadas gratuitamente, com acessibilidade em libras (caso necessário). O conjunto de oficinas totalizarão 30h de formação e reflexão do tema. O público-alvo incluí mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, educadores/as, artistas locais, e a comunidade da região periférica de Campo Grande.

Estão previstas apresentações espetáculos teatrais: “A Princesa Engasgada”, “Tesoura” e “Infância não tem Preço”. O audiovisual também faz parte do projeto, que conta com a exibição do documentário produzido pelo grupo, 1º Ato – A Liberdade é Dentro, e proporcionando um espaço para discussão e reflexão sobre o tema abordado. O projeto culminará em um seminário local.

HISTÓRICO

O Teatral Grupo de Risco trabalha a questão de gênero e violência doméstica há 25 anos. Começou no ano 2000, como ação voluntária, com as mulheres atendidas no Centro de Referência e na Casa Abrigo de Campo Grande. Em 2001, desenvolve o Projeto Afrodite-se, com mulheres que passaram pelo Centro de Atendimento à Mulher em situação de violência Cuña Mbaretê (Mulher Forte), e das oficinas que o grupo realizou em bairros periféricos. O projeto alcançou resultados surpreendentes e levou para o palco do Teatro Aracy Balabanian, o espetáculo “Prólogo”. Desde então, o TGR realizou reuniões, encontros, debates, rodas de conversa e atividades específicas do fazer teatral, tanto com as participantes do projeto e suas convidadas, quanto com convidadas do Centro de Referência.

A partir de 2005, com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, o Projeto Afrodite-se ganhou novo impulso e ao londo dos anos, desenvolveu uma metodologia para mulheres em situação de violência que inclui oficinas de teatro, dança de roda e oficinas de cidadania, sensibilização, preparação corporal e outras ações que tem como pano de fundo as ferramentas do teatro, além de montar dois espetáculos teatrais: “Esplêndidas: as Meninas que buscam o Sol” e “Lótus”.

Em 2007, realiza o vídeo documentário “PRIMEIRO ATO – a liberdade é dentro”, que retrata o cotidiano das participantes durante o desenvolvimento do espetáculo, e estimulou a participação das mulheres em espaços de discussão de gênero como seminários, conferências, comitês e audiências públicas.

Mais informações:
(67) 99241-6227
Fernanda Kunzler/ produtora

Nenhum comentário:

Postar um comentário