quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Oficinas AFRODITE-SE em Ponto

As oficinas trabalharão a relação entre o corpo, o território e as vivências de gênero e violência, utilizando o lúdico como uma ferramenta de transformação social.

• Teatro: Uso de jogos, dinâmicas e ações performáticas para incentivar a criação de uma comunicação aberta e fortalecer a expressão emocional dos/as participantes. O ato de jogar é visto como um meio de purgar medos, inseguranças e promover um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor.



 

AFRODITE-SE EM PONTO!!! Atividades iniciam esta semana

 



TGR EM PONTO

Projeto usa os jogos teatrais para sensibilizar mulheres e grupos vulneráveis no enfrentamento à violência.

A cultura aliada à educação, enriquece o aprendizado, estimula o pensamento crítico, e torna o ambiente mais acolhedor. O Teatral Grupo de Risco nos seus 37 anos de trajetória, sempre desenvolveu atividades nesse sentido, utilizando a arte para estimular o aprendizado e promover inclusão social.

O projeto TGR EM PONTO tem o propósito de promover o empoderamento de mulheres, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, jogos teatrais, apresentações de espetáculos, exibições de filmes e seminário. A temática dos encontros permeia a violência de gênero. O projeto faz parte do Ponto de Cultura Afrodite-se em Ponto, via Politica Nacional Aldir Blanc/2024, do Ministério da Cultura, Secult e Prefeitura de Campo Grande.

O primeiro encontro acontece no Jardim Tijuca, no dia 05 de setembro, a partir das 7h30, para os jovens da região. No dia 11 de setembro, às 19 horas, o evento acontece na sede do Teatral Grupo de Risco, com apresentação do espetáculo Tesoura, seguido de oficina para o público LGBTQIA+. A programação segue até o final do ano, em diversas regiões periféricas de Campo Grande.

As oficinas estão intituladas: Corpo e Território: A Experiência Lúdica na Reflexão Sobre Gênero e Violência; Gênero e Violência nas periferias. Serão realizadas gratuitamente, com acessibilidade em libras (caso necessário). O conjunto de oficinas totalizarão 30h de formação e reflexão do tema. O público-alvo incluí mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, jovens, educadores/as, artistas locais, e a comunidade da região periférica de Campo Grande.

Estão previstas apresentações espetáculos teatrais: “A Princesa Engasgada”, “Tesoura” e “Infância não tem Preço”. O audiovisual também faz parte do projeto, que conta com a exibição do documentário produzido pelo grupo, 1º Ato – A Liberdade é Dentro, e proporcionando um espaço para discussão e reflexão sobre o tema abordado. O projeto culminará em um seminário local.

HISTÓRICO

O Teatral Grupo de Risco trabalha a questão de gênero e violência doméstica há 25 anos. Começou no ano 2000, como ação voluntária, com as mulheres atendidas no Centro de Referência e na Casa Abrigo de Campo Grande. Em 2001, desenvolve o Projeto Afrodite-se, com mulheres que passaram pelo Centro de Atendimento à Mulher em situação de violência Cuña Mbaretê (Mulher Forte), e das oficinas que o grupo realizou em bairros periféricos. O projeto alcançou resultados surpreendentes e levou para o palco do Teatro Aracy Balabanian, o espetáculo “Prólogo”. Desde então, o TGR realizou reuniões, encontros, debates, rodas de conversa e atividades específicas do fazer teatral, tanto com as participantes do projeto e suas convidadas, quanto com convidadas do Centro de Referência.

A partir de 2005, com a parceria da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, o Projeto Afrodite-se ganhou novo impulso e ao londo dos anos, desenvolveu uma metodologia para mulheres em situação de violência que inclui oficinas de teatro, dança de roda e oficinas de cidadania, sensibilização, preparação corporal e outras ações que tem como pano de fundo as ferramentas do teatro, além de montar dois espetáculos teatrais: “Esplêndidas: as Meninas que buscam o Sol” e “Lótus”.

Em 2007, realiza o vídeo documentário “PRIMEIRO ATO – a liberdade é dentro”, que retrata o cotidiano das participantes durante o desenvolvimento do espetáculo, e estimulou a participação das mulheres em espaços de discussão de gênero como seminários, conferências, comitês e audiências públicas.

Mais informações:
(67) 99241-6227
Fernanda Kunzler/ produtora

Guardiões, nesta sexta-feira dia 05 com entrada gratuita!


 

Sexta-feira dia 05/09
19h15.
Classificação: 14 anos
Entrada gratuita.

Guardiões

É uma encenação limpa, seca, que apresenta o modelo de “desenvolvimento” oferecido à nossa sociedade pelo sistema econômico vigente no mundo. O universo abordado é retratado de forma sintética: o cenário virtual, infinito e neutro, as cores só aparecem ao longe. O elenco são personagens que quase se confundem com o cenário, são quase invisíveis, a dureza do território está entranhada em seu modo de ser, de lutar, possuem uma simbiose bem peculiar e, ora animais, ora homens, vivem nesse cenário chamado pantanal. “GUARDIÕES” nos apresenta três personagens que vivem simbioticamente nesse terrunho e agora tratam de entender e interagir “como de costume” num ambiente em que as tradições estão mudando ou desaparecendo vertiginosamente. A incerteza frente a esta nova realidade e o sentimento de abandono os une numa conjunção única de desesperança.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Diversão em Cena recebe a Peça "A Princesa Engasgada"



Neste sábado (30), em Três Lagoas!!!! Diversão em Cena - 15 anos!

Ações em comemoração aos 37 anos do grupo!!!!

Sobre a peça...

Uma história irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. Uma camponesa cansada apanhar do marido, reflete sobre a situação de violência em que vive, e de alguma forma tenta se vingar, diz ao fidalgo que ele é médico, mas só trata seus pacientes quando apanha. O camponês, sem direito de recusa, é levado ao rei e assim começa seu castigo. Com suas peripécias consegue ganhar a simpatia do rei. Repensa o seu modo de tratar a camponesa e volta à sua casa com uma lição: É tempo de mudar!

Ficha Técnica
Direção: Lú Bigattão
Produção: Fernanda Kunzler
Elenco: Fábio Umeda, Fernanda Kunzler e Yago Garcia
Música: Ewerton Goulart
Cenário: Márcia Gomes
Adereços: Emmanuel Mayer e Roma Román
Figurino: Anderson Bernardes
Texto: Márcia Frederico
Classificação: Livre
Duração: 45 min

#TGR37ANOS

terça-feira, 15 de julho de 2025

2ª Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos

Começa nesta semana a 2ª Mostra Campo Grande de Teatro de Bonecos, um evento que vai aproximar o campo-grandense da arte dos bonecos. O projeto conta com apresentações teatrais, oficina de manipulação, desfile e exposição de bonecos. Toda a programação é gratuita e aberta a comunidade. O projeto foi aprovado pelo Edital de Fomento ao Teatro - FOMTEATRO, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Campo Grande.

A programação começa no dia 18 de julho, sexta-feira, às 14h, no Teatral Grupo de Risco, com Curso de Manipulação de Bonecos. São 20 vagas gratuitas, abertas ao público em geral. A oficina vai explorar o espaço entre manipulador e o boneco e investigar a presença cênica, escuta, ritmo e linguagem não verbal no teatro de animação.


No dia 19 de julho, sábado, 16h, no Teatro Prosa, Sesc Horto, acontece o espetáculo Fábulas, com o grupo de São Paulo Mevitevendo. A peça aborda histórias tradicionais, permeadas por animais: O Velho, O Burro e o Menino, O Pássaro e o Gato, A Cobra e o Sapo e A Cigarra e a Formiga. Os ingressos gratuitos podem ser reservados através do Sympla.

No domingo, dia 20 de julho, na Feira Bosque da Paz, às 9h tem desfile de bonecos e depois apresentação do espetáculo Navegantes, com grupo Deslimites. A peça aborda as aventuras de um peixinha que sai do pantanal para conhecer o mar e se depara com os maiores problemas ambientais da atualidade.


Os espetáculos são: Navegantes, Dona Arara vai Casar e Piraputanga (do Grupo Deslimites); Manual de Barro (Arte e Riso) e Fábulas (Grupo Mevitevendo , de São Paulo). A Mostra conta ainda com mais três atividades: oficina, exposição e desfile de bonecos.

O projeto segue até dia 15 de agosto, com apresentações em praças públicas, distritos, escolas rurais e teatro, buscando a inclusão da população das áreas periféricas. O objetivo da Mostra é popularizar a cultura, com um trabalho educativo e divertido, ampliando o acesso ao teatro de bonecos. Serão dez apresentações de cinco peças diferentes, com diversas técnicas de manipulação e temáticas atuais e imprescindíveis à formação de crianças e adolescentes.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 2ª MOSTRA CAMPO GRANDE DE TEATRO DE BONECOS


DIA 18 JUNHO- SEXTA-FEIRA- OFICINA DE BONECOS
Com grupo Mevitevendo, de São Paulo. São 20 vagas, gratuito.
Local: Espaço do Teatral Grupo de Risco
Horário: das 14 às 18 horas

DIA 19- SÁBADO- TEATRO INFANTIL FÁBULAS
Com grupo Mevitevendo (SP)
Local: Teatro Prosa, Sesc Horto
Horário: 16 horas

DIA 20- DOMINGO- CORTEJO E ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: Feira Bosque da Paz, bairro Carandá
9 horas: Desfile de bonecos
10 horas: apresentação espetáculo Navegantes -

DIA 02 AGOSTO- SÁBADO- ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: Feira Ziriguindum (Praça Preto Velho, Jardim Paulista)
Horário: 20 horas

DIA 03 AGOSTO- DOMINGO- ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: Feira Borogodó (Bairro Coophafé)
Horário: 10 horas

DIA 09 AGOSTO- SÁBADO- ESPETÁCULO DONA ARARA VAI CASAR
Com grupo Florescer do Cerrado/MS
Local: Teatro Prosa / Sesc Horto
Horário: 16 horas

DIA 10 DE AGOSTO- DOMINGO- ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: Feira Praça Bolívia (Bairro Coophafé)
Horário: 10 horas

DIA 12 AGOSTO- TERÇA-FEIRA- ESPETÁCULO DONA ARARA VAI CASAR
Com grupo Florescer do Cerrado/MS
Local: EE Padre Franco Delpiano, Rodovia Anel Rodoviário KM 05
Horário: 14 horas

DIA 13 AGOSTO- QUARTA-FEIRA- ESPETÁCULO- PIRAPUTANGA
Com grupo Florescer do Cerrado/MS
Local: EM Rural Barão Rio Branco, Distrito de Rochedinho
Horário: 14 horas

Dia 14 DE AGOSTO- QUINTA-FEIRA- ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: EM Rural José Patrocínio
Horário: 9h30

Dia 14 DE AGOSTO- QUINTA-FEIRA- ESPETÁCULO NAVEGANTES
Com grupo Deslimites/MS
Local: Local: EM Isauro Bento Gonçalves – Distrito de Anhandui
Horário: 15h30

DIA 15 DE AGOSTO- SEXTA-FEIRA- EXPOSIÇÃO DE BONECOS
Local: Espaço Teatral Grupo de Risco
Horário: das 14 às 20 horas (até dia 30 de agosto)

MAIS INFORMAÇÕES
Lu Bigatão Rios (67) 99221-6057 (direção)
Fernanda Kunzler (67) 99241-6227 (produção)

quarta-feira, 18 de junho de 2025

TESOURA, dia 05 de julho no TGR

 

O confronto entre Mauro e Sebastian não é apenas físico — ele é um embate entre identidades e verdades que precisam ser enfrentadas. A cada cena, o passado e o presente se colidem, forçando os personagens a se confrontarem com as sombras que carregam.

🔥 Ingressos 1º lote promocional:

Inteira R$20 | Meia R$10

📅 Data: 05/07/2025 | ⏰ 19h
📍 Local: Rua Trindade, 401 — Campo Grande/MS
Classificação: 16 anos

Não perca a chance de viver essa experiência única. Garanta seu ingresso agora!


#Tesoura #TeatralGrupoDeRisco #TeatroMS #CorteDeRealidade #TeatroContemporâneo #ArteComUrgência

Oficinão de Teatro Esporte com Rodrigo Amém




Garanta já sua inscrição para participar do Oficinão de Teatro Esporte, ministrada por Rodrigo Amém. 

Inscrições abertas

Venham improvisar com a gente!!!
 Informações: 67 99241 6227 (Fernanda) ou 67 99236 1849 (Yago)
 Local: Teatral Grupo de Risco
     End: Rua Trindade, nº 401 JD Paulista
    Investimento: $ 80ão

#teatroesporte 

ATO DE SOBREVIVÊNCIA, direção de Beto Figueiredo

Peça Teatral: ATO DE SOBREVIVÊNCIA
Grupo Teatral Senta que o Leão é Manso em parceria com o Teatral Grupo de Risco
Dia 21/06/2025 - Teatral Grupo de Risco, entrada gratuita
Local: Espaço TGR / Rua Trindade, nº 401 - Jardim Paulista




"Ato de Sobrevivência" é uma peça teatral escrita e encenada pela primeira vez em 1978, durante um período de intensa repressão no Brasil. A narrativa acompanha cinco personagens que se reúnem em um espaço indefinido para discutir a essência da sobrevivência sob uma sociedade opressora. À medida que o diálogo avança, suas conversas transcendem as fronteiras brasileiras, explorando dilemas globais como guerras, fome, violência e alienação.

A peça, com uma linguagem poética e toques de absurdo, reflete a resistência cultural e a busca por liberdade em um mundo cada vez mais hostil. Influenciada pela contracultura da Tropicália e pelo movimento hippie brasileiro, "Ato de Sobrevivência" desafia o público a questionar o que significa viver verdadeiramente em tempos de opressão. As personagens, cada uma com sua perspectiva única, tecem um mosaico de esperanças e desilusões, revelando a resiliência humana em meio ao caos.

Parcialmente censurada pela Ditadura Militar, instaurada após o Golpe de 1964, que em 2024 completou 60 anos, a obra continua a ressoar como um manifesto contra a tirania e a favor da liberdade de expressão e do pensamento crítico.

Ficha técnica:
Realização Setor de Cultura e Arte da UCDB
Grupo Teatral Senta que o Leão é Manso da UCDB
Instagram: @senta_leao
Direção Roberto Figueiredo
Elenco: Ana Falcão, Arthur Gazula, Marcelo Piccolli, Mateus Petuco e Tayná Borges
Música e sonoplastia: Ana Gabriela, Lucas Nogueira e Thalles Brisola
Iluminação: Gabriel Bonessoni
Classificação 14 anos

Serviço:
Apresentações sempre às 19h30

Grupo Teatral Senta que o Leão é Manso em parceria com o Teatral Grupo de Risco.

Dia 21/06/2025 - Teatral Grupo de Risco, entrada gratuita @teatralgrupoderisco

quarta-feira, 11 de junho de 2025

TESOURA, dia 05 de julho no Teatral Grupo de Risco

Conheça os personagens de “Tesoura!”

O confronto entre Mauro e Sebastian não é apenas físico — ele é um embate entre identidades e verdades que precisam ser enfrentadas. A cada cena, o passado e o presente se colidem, forçando os personagens a se confrontarem com as sombras que carregam.

Ingressos 1º lote promocional:
Inteira R$20 | Meia R$10

Últimos ingressos!

Data: 05/07/2025 | 19h
Local: Rua Trindade, 401 — Campo Grande/MS

Classificação: 16 anos

Não perca a chance de viver essa experiência única. Garanta seu ingresso agora!

Senta que o Leão é Manso se apresenta em junho no Teatral Grupo de Risco


 

quinta-feira, 5 de junho de 2025

IMPRÓBITO, Teatro de Improvisação com direção de Rodrigo Amém

IMPRÓBITO, direção Rodrigo Amém

Dia 06 de junho (sexta-feira)
𝑳𝒐𝒄𝒂𝒍: Espaço 𝑻𝒆𝒂𝒕𝒓𝒂𝒍 𝑮𝒓𝒖𝒑𝒐 𝒅𝒆 𝑹𝒊𝒔𝒄o
Às 19h15 - Entrada gratuita
Classificação: 16 anos
 
Em meio à vida, nos deparamos com a morte. Impróbito – Meigos & Mórbidos, um espetáculo de improvisação de longo formato criado e dirigido por Rodrigo Amém, conta a história de uma morte, suas causas e consequências. A dramaturgia é toda desenvolvida pelo elenco a partir das sugestões da plateia. O resultado é surpreendente e instigante, cômico e trágico, meigo e mórbido.

Utilizando as técnicas de Keith Johnstone, Viola Spolin e Del Close, o espetáculo utiliza as premissas da improvisação teatral de uma forma inovadora, incorporando a dramaturgia espontânea dentro de uma narrativa sobre vida, morte e relações humanas onde os espectadores assistem suas próprias identidades representadas numa história exclusiva e inédita. Uma aventura que jamais se repetirá - assim como suas próprias vidas.

A apresentação ocorre com investimento da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. 

#teatroimpro
#tgr36anos




 

terça-feira, 27 de maio de 2025

TGR participa da Campanha de Prevenção a Violência contra Crianças e Adolescentes em São Gabriel do Oeste

O Teatral Grupo de Risco participou nesta terça-feira (27), do evento que promove o combate e informações contra o abuso sexual à crianças e adolescentes. O grupo reflete por meio do Teatro do Oprimido, formas de denuncias e identificação a abusadores/as.

O trabalho ocorreu na manhã deste dia 27/05, em São Gabriel do Oeste, via Empresa Aurora/Sescop, na sede do Lions Club.


Sobre a peça

INFÂNCIA NÃO TEM PREÇO, é uma intervenção teatral que busca resgatar e fomentar brincadeiras coletivas de integração e convívio mútuo, colocando alguns conflitos que possam aparecer nesta fase. A interação como uma forma de ativar o senso criativo da infância e as dinâmicas numa convivência social. Ao mesmo tempo, alerta para as questões de abusos que podem ocorrer neste período, incentivando a criança e/ou adolescente a identificarem e reagirem preventivamente. A intervenção ativa o imaginário da criança e valoriza as brincadeiras populares. Com figurinos coloridos e música ao vivo, a platéia é convidada a brincar junto.

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Teatral Grupo de Risco
Produção: Teatral Grupo de Risco
Elenco: Ewerton Goulart, Fábio Umeda, Fernanda Kunzler, João Bosco Echeverria e Yago Garcia
Cenografia: Márcia Gomes
Sonoplastia: Teatral Grupo de Risco
Duração: 35 min