“COMITIVA Cultural - teatro em COMBOIO por MS” tem o propósito de desenvolver um trabalho coletivo e a troca mútua das experiências de grupos teatrais junto à comunidades periféricas de Campo Grande e cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Para isto, Lauresto Franco Garcia, (Yago Garcia), proponente deste projeto, ator, diretor, produtor e dramaturgo, com vasta experiência no trabalho teatral no Estado, e que já atuou em alguns grupos de Capital, e que tem seu trabalho reconhecido por todos eles, propõe neste projeto a interação entre 07 grupos, com atuação há mais de 10 anos na área teatral, no sentido de que estes possam atuar de forma colaborativa no fomento, difusão e formação de público, por meio de uma comitiva cultural.
São 07 grupos com trabalhos e espetáculos distintos, direcionados aos mais variados públicos, com o objetivo de ampliar a participação destes com o teatro produzido no MS. São trabalhadores/as profissionais da área Teatral reunidos de maneira auto-gestionada que percorrerão algumas cidades do interior com 14 apresentações teatrais e uma roda de conversa com a comunidade escolar (em especial, professores/as) sobre: “Teatro e Educação – um diálogo imprescindível”.
A Comitiva Cultural é formada por um coletivo de 07 grupos de artes cênicas: Circo do Mato, Flor e Espinho Teatro, Florescer do Cerrado, Fulano Di Tal, Identidade Teatral, Teatro Imaginário Maracangalha e Teatral Grupo de Risco, numa experiência autônoma, horizontal, de formação interna e aperfeiçoamento dos e das profissionais envolvidos, na perspectiva de disseminar nossa arte, e garantir a sustentabilidade dos e das artistas.
Com a apresentação de 14 espetáculos teatrais, sendo: O Grandioso Mini Cirquinho e Os Corcundas; Sinhá Rosinha e Tekoha; Bebê a Bordo e Varietê; “A Princesa Engasgada” e “Revolução”; Noivo por Encomenda e O Vil Metal; Navegantes e Dona Arara; Do Bem Amado e Guri Árvore. Em cada cidade, o projeto levará duas apresentações distintas, para públicos diferentes. Com exceção de Rochedo e Rio Negro, por serem mais próximas uma da outra e com uma população em comum, nestas realizaremos uma apresentação em cada cidade.
Sendo assim, a Comitiva Cultural fará a rota: Caminhos da fronteira: Laguna Carapã e Itaporã; Caminho dos Ipês: Rochedo e Rio Negro; Costa Leste: Inocência e Selviria; e, Rota Norte: Paraíso das Águas e Camapuã. Esta rota foi definida em consideração a distribuição das regiões do MS, e que de certa forma possuem pouco ou nenhum acesso a produção teatral do Estado, seja por estarem geograficamente fora dos eixos identificados de produção teatral, ou por serem de difícil acesso e mobilização. Além disso, são cidades que possuem significativa população rural e que possuem maiores desafios de acessar arte e cultura local.
Informações: Fernanda Kunzler 99241 6227 e Yago Garcia 99236 1849
Nenhum comentário:
Postar um comentário