sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Teatral Grupo de Risco e Circo do Mato se apresentam em Jardim

Entre 22 e 26 de agosto acontece em Jardim (MS), 3ª Edição do Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a 1ª Feira Literária do Município. Na programação consta uma diversidade de atrações culturais abertas ao público gratuitamente.


Nesta sexta (24), o grupo Circo do Mato (Campo Grande), se apresenta às 20h no Centro de Convenções de Jardim, abrindo a 1ª Feira Literária que homenageia o poeta Emmanuel Marinho. No sábado e domingo (25 e 26), o Teatral Grupo de Risco, que essa está em semana de comemoração ao aniversário de 30 Anos, se apresenta com dois espetáculos: "Revolução" (Augusto Boal) no sábado e "A Princesa Engasgada" (Márcia Frederico), no domingo, encerramento do evento.

O final de semana está repleto de atividades como contação de histórias, roda de conversa cultural, apresentação do teatro, o 2º Festival de Pipas da Paróquia Santo Antonio e o 1º SLAM JD – Campeonato de Poesia Falada de Jardim, troca de livros e atividades recreativas para crianças, além do Sarau Cultural do projeto “Família na Praça”. 

O evento é uma realização do IFMS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim.

Dos Espetáculos:



Os Corcundas (Circo do Mato)

Uma pantomima que conta a saga de dois corcundas errantes: ele, o Corcunda, simpático, feio e puro! Como um cão, tenta ser amigo, mas, tem medo dos homens! Ela, a Corcunda, é feia e brincalhona. Esperta como um macaco, não percebe a opinião ou lógica das pessoas. Depois de caminharem pelo mundo, sem nada para vender ou comprar, são arrebatados por um amor sincero, avassalador, verdadeiro, engraçado e puro. Um espetáculo que diverte e emociona!

Ficha Técnica
Texto, dramaturgia e direção - Breno Moroni
Atuam - Luciana Kreutzer e Mauro Guimarães
Figurino e material Cênico - Circo do Mato
Produção executiva, , operação de som e luz - Laila Pulchério
Fotografia - Larissa Pulchério e Laila Pulchério



 Revolução (Augusto Boal) - Teatral Grupo de Risco


A REVOLUÇÃO é um espetáculo de rua com adaptação do texto “A Revolução na América do Sul” (de Augusto Boal). Desenrola a história de um operário que busca melhoria de salário e ao conseguir é despedido de seu emprego. Zequinha Tapioca, também operário, tenta organizar uma revolução e se torna um dos candidatos a presidência da república. No país, é ano eleitoral. Conchavos políticos e midiáticos são travados enquanto José da Silva e sua mulher tentam sobreviver e alimentar 11 crianças. Disputa de poder. Miséria. Ganância. O retrato desastroso de uma pátria combalida e conspurcada. Com irreverência e graça o elenco encena o espetáculo que provoca o riso e a indignação. Revolução, uma peça para rir, refletir e agir.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Coletiva – Teatral Grupo de Risco
Produção: Coletiva 
Elenco: André Tristão, Ewerton Goulart, Fernanda Kunzler e Yago Garcia
Cenário: Márcia Gomes
Adereços: O grupo
Figurinos: O grupo
Arte visual/Fotos: Helton Perez – Vaca Azul
Texto original: Augusto Boal adaptado pelo Teatral Grupo de Risco
Duração: 55 minutos


A Princesa Engasgada (Márcia Frederico) Teatral Grupo de Risco

Uma história irônica de uma princesa que se engasga com uma espinha de peixe e o rei determina que seja encontrado um médico para curar sua filha. Uma camponesa cansada apanhar do marido, resolve se vingar e diz ao fidalgo que ele é médico, mas só trata seus pacientes quando apanha. O camponês, sem direito de recusa, é levado ao rei e assim começa seu castigo. Com suas peripécias consegue ganhar a simpatia do rei. 
Tendo como referência a Comédia Dell’Arte, dois atores se transformam em reis, princesas, camponeses, tudo aos olhos do público que participa ativamente de toda a historia. O espetáculo resgata o clima da Idade Média, quando as companhias cênicas viajavam pelo interior dos países europeus apresentando suas peças em carroças. 

Confira a programação:
Assessoria Teatral Grupo de Risco
Fernanda Kunzler 

Nenhum comentário:

Postar um comentário