terça-feira, 28 de junho de 2011


Com técnicas do teatro Fórum de Augusto Boal, o grupo, desenvolveu temas que são apresentados à platéia: a) – A visita de uma mulher ao ginecologista e a descoberta de uma DST; o diálogo com o marido ao retornar a casa; b) Um casal de adolescentes, a primeira relação sexual e a negociação do uso do preservativo; c) um casal de operários de uma fábrica, em início de namoro; AIDS e os colegas diante do fato.

“E COM VOCÊ, COMO É QUE É...?” são cenas que contam estas histórias de casos do cotidiano, não possuem um fim específico, o público é quem dá as soluções para as situações apresentadas. Para estimular a iniciativa e a participação do público em todas as cenas, são realizadas dinâmicas com exercícios e brincadeiras provocando o público para que entre em cena, substitua um personagem e emita de alguma forma sua opinião sobre o caso em questão.

Para tal, existe um “Coringa” (ator faz o intermédio e interrompe a cena para que a pessoa entre) assim, atores e público atingem formas de resolver os problemas do dia-a-dia em relação à saúde. A peça, que está em cartaz desde 2008 e que agrada os públicos jovem e adulto, inicia agora uma nova temporada na Capital.

O teatro fórum permite que as cenas sejam adaptadas de acordo com a necessidade do assunto a ser tratado, geralmente dura em torno de 30 min à 1h, o que depende 50% dos atores e os outros 50% dos expec-atores (platéia), que em conjunto constroem a cena.

Fernanda Kunzler 9241 6227 ou Paulo Matoso 9282 6131

Teatral Grupo de Risco 3042 8262


Anariê no Presídio....


“Pula fogueira ia ia, pula fogueiro io io, cuidado para não se queimar por que essa fogueira já queimou o meu amor....”, é neste clima junino cultural que a Rede de Educação Cidadã (RECID/MS), Ponto de Cultura “Afrodite-se em Ponto” (TGR) e Presídio Feminino Semi-Aberto de Campo Grande, juntamente com os de artistas locais embalam o “1ª Sarau Junino” no Estabelecimento Penal da Capital.

O Sarau surgiu como uma ideia vinda das mulheres que estão cumprindo pena no Presídio Semi-aberto, para que elas tenham momentos no qual pudessem se expressar artisticamente. “Em uma das oficinas realizadas pela Recid e TGR, as participantes reivindicaram uma atração diferente na qual elas saíssem da posição de expectadoras e atuassem, então juntas, Presídio, Recid e TGR resolvemos fazer o que estamos chamando de Sarau Junino”, relata Roma Román, diretora de Teatro.

Para Roma este é realmente um momento singular, prelúdio da Marcha da Liberdade! O evento tem o intuito de trocar experiências, cada um com sua bagagem, sua cor, seu tempero, afinal a arte e a cultura nos ensinam que somos únicos “cada um age e reage de maneira diferente às situações do cotidiano, é... Somos iguais na diversidade”, afirma.

Este encontro prova que é possível cada dia mais construir uma sociedade pautada no respeito, solidariedade e amorosidade, POR QUE SOMOS SERES HUMANOS! E devemos começar a batalha para educar-nos e a nossos filh@s para a liberdade e o respeito de uns para com os outros, para que eles possam sonhar e encontrar um mundo diferente deste em que vivemos: Assim, facilitemos as condições e conseqüências do exercício do amor e da inteligência. Cada um de nós é responsável pelo que se nos apresenta. A SOCIEDADE SOMOS NÓS.

Consta na programação a Banda “TRIBOS ARMADOS”, Emmanuel Mayer com fará
contação de histórias e poemas, dança cigana com Luna Romai, capoeira com o grupo Cordão de Ouro e a atração mais esperada da noite fica por conta das MENINAS DO SEMI que farão uma dança Junina.

E nos intervalos, uai... o microfone fica aberto para outras intervenções que surgirem. Além disso não poderia ficar de fora sô os doces, pipocas, bandeirinhas, "de quem pra quem?" e muita animação.